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[REGRAS] Profissões
Qui Abr 25, 2024 5:39 pm
Regras


A profissão é um detalhe que diz muito sobre seu personagem, seu papel no mundo, na facção e nos grupos em que estiver inserido, tal como ser um Arqueólogo dizia muito sobre a Robin em One Piece, essa escolha, por tanto, é importante e deve ser feita com sabedoria, pois vai definir o papel que seu personagem desempenhará no futuro.

Todas as profissões fornecem Proficiências que são de suma importância para a execução do seu trabalho e também influenciam diretamente em muitos sistemas, sendo fundamentais para a realização de alguns papéis que outros personagens não seriam capazes de realizar.

Todos os personagens iniciam com uma profissão no nível Normal, o custo para evolui-la é de 100 cristais por nível, até o nível Excelente. Ao alcançar o nível Ótimo na primeira profissão também é possível pegar uma segunda profissão que inicia no nível Normal e pode ser upada separadamente.
Profissões


Arqueólogo

Arqueólogos são profissionais que adoram embarcar em direção ao desconhecido, realizando pesquisas de campo nos mais variados locais: ilhas, edifícios, ruínas, etc. Aficionados por história, buscam aprender com as ações dos antepassados, justificando erros e acertos de um período diferente dos quais viveram. O seu objetivo final não é necessariamente reviver o passado, mas fazer com que o conhecimento seja perpetuado gerações à frente. Devido aos estudos, são os únicos capazes de ler os Poneglyphs, para um Arqueólogo é fundamental ter os atributos de Inteligência e Percepção altos pois serão os atributos mais testados para suas investigações e tentativas de decifrar segredos.

Proficiências Ganhas por Nível:

Normal: História,  Geografia
Mediano: Sociologia
Bom: Lógica, Investigação
Ótimo: Criptografia
Excelente: Ocultismo


— Influência no Sistema de Ponegyphs, pode ser lido AQUI.
— Influência no Sistema de Projetos (em breve).

Artista

O grande diferencial dos artistas está ligado a sua capacidade de lidar com o público, tarefa que poucos conseguem realizar sem tremer na base. Caracterizados como pessoas multifacetadas, são capazes de dominar inúmeras áreas associadas ao entretenimento, conseguindo tomar para si a atenção dos demais, mesmo que momentaneamente. Diferente das profissões mais técnicas, os artistas podem dar corpo para a sua imaginação com maior facilidade, transformando-a através dos inúmeros movimentos existentes. O atributos principais para essa profissão é Carisma e Aparência que serão utilizados em seus testes de performance.

Proficiências Ganhas por Nível:

Normal: Canto,  Dança, Escrita
Mediano: Instrumentos Musicais
Bom: Dramaturgia, Disfarce
Ótimo: Escultura, Pintura
Excelente: Ilusionismo


— Influência no Sistema de Nakamas, pode ser lido AQUI.

Carpinteiro

Carpinteiros são profissionais que trabalham diretamente com a madeira, sendo responsáveis por dar forma a novos constructos e realizar a manutenção de obras que sejam feitas por este material. Engana-se quem acredita que esses trabalhadores são bárbaros, na verdade, eles precisam dominar inúmeras técnicas diferentes para fazer bom uso da sua matéria-prima, além de algumas áreas da matemática, como a geometria. Carpinteiros geralmente utilizam Força e Destreza para seus feitos de construção naval, então é recomendado que esses atributos não sejam zerados, é necessário também um nível mínimo de Inteligência para entender os projetos dos seus navios.

Proficiências Ganhas por Nível:

Normal: Carpintaria
Mediano: Escultura
Bom: Alvenaria
Ótimo: Física
Excelente: Arquitetura


— Influência no sistema de Criação de Barcos, pode ser lido AQUI.
— Influência no Sistema de Batalha Naval (em breve).

Cientista

Cientistas são os responsáveis por gerar avanços tecnológicos no estudo de compostos químicos, fatores genéticos e conhecimentos do gênero, seja desenvolvendo pesquisas próprias, reunindo o trabalho de terceiros ou até mesmo juntando o útil ao agradável e fazendo uso de ambos. Dotados de grande inteligência, costumam utilizar métodos científicos para organizar as informações e posteriormente expô-las. A finalidade do trabalho dessas pessoas é orientada ao futuro, descobrindo coisas novas ligadas ao seu campo de pesquisa e para tal efetuam todo tipo de teste, mesmo que para isso violem alguns direitos. O principal atributo para essa profissão é Inteligência.

Proficiências Ganhas por Nível:

Normal: Química
Mediano: Herbalismo
Bom: Toxicologia
Ótimo: Farmacologia
Excelente: Explosivos


— Influência no Sistema de Projetos, pode ser lido AQUI.

Cozinheiro

A alimentação é uma necessidade comum a todas as raças e os cozinheiros normalmente são os responsáveis por atendê-la. Realizando o gesto mais afetuoso, cuidam dos seus
companheiros, provendo comida de qualidade e rica em nutrientes. Apaixonados pelo que fazem, esses profissionais estão sempre em busca de novos sabores e ingredientes, mas não se contentam apenas com isso, também são aficionados pela pesquisa e desenvolvimento de técnicas culinárias. É importante que não tenha um nível ruim em Destreza e Inteligência pois esse atributos são necessários para suas atividades culinárias.

Proficiências Ganhas por Nível:

Normal: Culinária, Nutrição
Mediano: Pesca, Caça
Bom: Herbalismo
Ótimo: Mixologista
Excelente: Confeitaria


— Influência no Sistema de Navegação, pode ser lido AQUI.

Domador

Domadores utilizam os seus traços sociais para amansar os mais diferentes tipos de criaturas, transformando-as em suas companheiras. Esses profissionais desenvolvem estudos e técnicas que visam entender o comportamento dos animais, tudo isso em prol de domesticá-los enquanto preservam as suas peculiaridades naturais. Em alguns casos, o processo de doma é tão complexo que se faz necessário conhecer as principais características motoras e sensoriais do espécime a ser educado. Seus atributos principais, que despenharam um papel importante em seus testes, são Inteligência e Carisma.

Proficiências Ganhas por Nível:

Normal: Adestramento
Mediano: Doma
Bom: Veterinária
Ótimo: Caça
Excelente: Zoologia


— Influência no Sistema de Doma (em breve).

Diplomata

Dotados de grande habilidade de socialização, os diplomatas acabam se destacando em inúmeros meios que façam uso da comunicação, são exemplos: a negociação, a
reconciliação, os tratados e qualquer outro tipo de tarefa que envolva política externa. Hábeis na arte da manipulação, conseguem firmar ou arruinar o relacionamento entre partes distintas, basta estarem motivados o suficiente. Normalmente, são vistos como figuras centrais, seja pela habilidade em traçar estratégias ou pelos postos de liderança que usualmente ocupam. Seus atributos principais, que despenharam um papel importante em seus testes, são Inteligência, Carisma e Aparência.

Proficiências Ganhas por Nível:

Normal: Etiqueta, Mercador
Mediano: Sociologia
Bom: História
Ótimo: Geografia
Excelente: Psicologia


— Influência no Sistema de Dominação de Territórios (em breve).

Espião

Espiões dominaram a incrível arte da infiltração, conseguindo adentrar sorrateiramente nas mais diversas fortalezas. O objetivo final desse tipo de profissional é a coleta de informações e, usualmente, não se importam com os meios para obtê-la, fazendo uso de artifícios lícitos e ilícitos. Os espiões costumam ter modos de operação diferentes, alguns têm predileção por técnicas que envolvem disfarces, enquanto outros se especializam em interrogatórios, mas no final, apenas uma coisa importa: obter as informações e não ser pego durante o processo. Seus atributos principais, que despenharam um papel importante em seus testes, são Destreza, Inteligência e Carisma ou Aparência.

Proficiências Ganhas por Nível:

Normal: Furtividade, Interrogatório
Mediano: Disfarce, Dramaturgia
Bom: Furto
Ótimo: Arrombamento, Armadilhas
Excelente: Língua de Sinais


— Influência no Sistema de Dominação de Territórios (em breve).

Ferreiro

Ferreiros são aqueles que aprenderam a dominar as chamas e a dobrar os metais, além disso, são dotados da capacidade de criar novos aparatos e realizar a manutenção dos mesmos. Vistos como bárbaros, preferem ser acompanhados pelo fole e pela bigorna do que estar na presença de alguém que não valoriza a própria arma. Exímio artífice, tem a capacidade de tirar do papel os mais mirabolantes projetos, ostentando orgulhosamente as criações que julga como perfeitas, usualmente nomeando-as e atribuindo o título de obra-prima. É essencial que não tenha os atributos Força e Destreza no nível ruim.

Proficiências Ganhas por Nível:

Normal: Forja
Mediano: Mineração
Bom: Projéteis
Ótimo: Joalheria
Excelente: Costura


— Influência no Sistema de Forja, pode ser lido AQUI.

Inventor

Inventores são seres extremamente criativos, costumam usar a engenhosidade para dar vida a sua imaginação, criando as mais diversas classes de aparatos e mecanismos criativos. Usualmente, são conhecidos por sua inteligência, dominam as ciências exatas e fazem uso delas como meio para o avanço da tecnologia. Quando se trata desses caras o céu é o limite, podem se animar com qualquer tipo de projeto, desde utilitários para as tarefas corriqueiras a até mesmo armas de destruição em massa. Para eles, o importante é realizar a entrega de um produto funcional, mesmo que não tenham sido aplicadas as melhores práticas. O principal atributo para essa profissão é Inteligência.

Proficiências Ganhas por Nível:

Normal: Mecânica
Mediano: Projéteis, Física
Bom: Costura, Armadilhas
Ótimo: Eletrônica
Excelente: Explosivos


— Influência no Sistema de Projetos (em breve).

Ladino

Ladinos são profissionais que vivem exclusivamente de meios ilícitos, costumam fazer uso da lábia e das diversas técnicas que desenvolveram com o passar dos anos para efetuar delitos, sejam eles grandes ou pequenos. Sorrateiramente, tomam para si os bens de terceiros e os comercializam através do mercado negro, quase sem deixar rastros para os investigadores. Embora suas vítimas detestem admitir, esses gatunos são dotados de grande inteligência e destreza, conseguindo esvaziar os bolsos de terceiros num simples esbarrão. Seus atributos principais, que despenharam um papel importante em seus testes, são Destreza, Inteligência e Carisma ou Aparência dependendo de quais serão seus truques favoritos.

Proficiências Ganhas por Nível:

Normal: Furto
Mediano: Furtividade
Bom: Arrombamento
Ótimo: Disfarce
Excelente: Trapaceiro


— Influência no Sistema de Mercado Negro, pode ser lido AQUI.
— Influência no Sistema de Aventuras, pode ser lido AQUI.

Médico

Os médicos são profissionais multifacetados capazes de efetuar o tratamento de pessoas e animais, costumam ser treinados para prestar atendimento mesmo em situações adversas, onde o local, tempo, utensílios e pressão não são favoráveis. Usualmente, oferecem os seus serviços a todos, respeitando não só a vida, como também ao juramento que fazem durante a academia. Almejando estar prontos para solucionar qualquer classe de problema, esse tipo de profissional tem uma formação generalista, englobando todos os âmbitos da medicina. Seu principal atributo é com certeza Inteligência, mas é importante que um médico, principalmente se for realizar cirurgias, não tenha um nível baixo de Destreza.

Proficiências Ganhas por Nível:

Normal: Primeiros Socorros
Mediano: Farmacologia, Herbalismo
Bom: Toxicologia
Ótimo: Anatomia, Cirurgia
Excelente: Psicologia, Psiquiatria, Veterinária


— Influência no Sistema de Projetos (em breve).

Navegador

Navegadores são responsáveis por reduzir os riscos encontrados durante a viagem, utilizam seus conhecimentos para prever cenários adversos e evitar possíveis dilemas que seriam ocasionados pelo clima. Normalmente, são eles que fazem o planejamento da viagem, definindo a rota que será tomada para chegar no objetivo final. Também são esses profissionais que precisam assegurar a funcionalidade dos mecanismos de navegação, uma vez que isso poderia acabar atrasando a viagem ou até mesmo acarretar desvios de rota. É essencial que um membro dessa profissão tenha o mínimo de Inteligência para entender mapas e traças rotas, mas os atributos geralmente testados serão Força para o manejo do timão do barco, casos seja ele o piloto e Percepção para prever as mudanças do tempo.

Proficiências Ganhas por Nível:

Normal: Condução, Navegação
Mediano: Geografia
Bom: Cartografia
Ótimo: Astronomia
Excelente: Meteorologia


— Influência no Sistema de Navegação, pode ser lido AQUI.
— Influência no Sistema de Batalha Naval (em breve).

Masterizando Profissões


Atingir o nível Excelente em qualquer uma das profissões quer dizer que seu personagem atingiu o máximo das suas capacidades, dominando com precisão as habilidades necessárias para exercer aquela tarefa, seus status para o mundo se tornam de um grão-mestre e para muitas parece que ali é a reta final, mas alguns gênios e audaciosos membros de cada profissão são capazes de não apenas maximizar suas habilidades, mas abrir novas vertentes antes não imaginadas.

O conceito de masterizar uma profissão é pegar uma, ou um conjunto, de profissões dominadas pelo personagem e faze-las dar um passo além, adicionando novas mecânicas e modificando a forma como elas inicialmente interagem com os sistemas. Cada personagem pode ter apenas uma profissão masteriza, é o ápice do conhecimento do personagem, um caminho novo que apenas um gênio único poderia percorrer.

Claro que criar uma profissão masterizada não é simples, os pré-requisitos são:
— Ter todas as Profissões que vão ser usadas como base já no nível Excelente.
— Passar um Timeskip desenvolvendo as novas habilidades.
— Investir o valor de 800 cristais.

Mas ao cumprir esses pré-requisitos, você pode criar sua Profissão Masterizada com os seguintes benefícios:
— Pode criar, para cada Profissão utilizada na masterização, uma nova mecânica que interaja com um dos sistemas que a Profissão base interagia (Sistema de Navegação, para Navegadores, por exemplo). Essas mecânicas precisam fazer sentido com todas as profissões que foram usadas.
— Pode adicionar até 3 Proficiências extras que a Profissão Masterizada concede, representando novas áreas exploradas pelo personagem.

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